Muito bem... Percebi que várias pessoas com quem já falei não sabiam ou sabem configurar seus ESCs da Align, então decidir descrever algumas de suas funções e dar o passo-a-passo da sua configuração. Peguei o manual no site da align, vamos ver se consigo ser claro.
Os ESCs da Align possuem as seguintes funções disponíveis:
--- Freio: Não tem muito o que falar, freia o motor quando corta a aceleração. Logicamente, não é recomendado para helicópteros e também, para reduções;
--- Timing: Essa conversa vai longe... melhor pôr na cabeça que Low timing é para motores com poucos pólos (2, por exemplo) e Middle, para motores com 6 polos ou mais. Colocar o timing em High deve aumentar a potência fornecida, ao custo de mais ampères e uma diminuição na eficiência.
Assim como o manual recomenda, é sempre bom checar o consumo do motor através de um E-Meter ou um Shunt (vide tutorial no fórum). Para helicópteros, recomenda-se deixar em Middle Timing;
--- Tipo de aeronave: O ESC pode ser programado para funcionar tanto em aviões (modo Normal) como em helicópteros (usando a opção de partida lenta e/ou governador);
--- Corte de tensão da bateria: Essa função é muito bem feita nos Aligns. O corte do motor por baixa tensão é feito em 2 passos: no primeiro, o ESC reduz a potência do motor indicando que a carga da bateria está chegando ao fim e dando tempo para pousar com segurança. No segundo passo, ele realmente corta o motor.
No ESC há a opção de se configurar 3 níveis de proteção:
- Alta: reduz em 3.2v e corta em 2.9v; (tensões por célula)
- Média: reduz em 2.9v e corta em 2.6v;
- Baixa: reduz em 2.6v e corta em 2.3v;
Eu usaria o corte em tensão alta pois preservaria as baterias (já que as lipos nunca devem ser descarregadas abaixo de 3.0v).
O segundo passo de proteção só funciona no modo Normal, ou seja, quanto o ESC não está configurado para helicópteros (motivos óbvios...);
--- Velocidade de resposta na aceleração: Define se a resposta na aceleração do motor será mais rápida ou amortecida, de acordo com o movimento do stick. Uma velocidade de resposta rápida deixa o motor mais "esperto", respondendo quase que instantaneamente ao comando do stick. Entretanto os picos de corrente e o consumo médio também será maior.
Essa última opção talvez não esteja disponível nos ESC mais antigos.
A programação do ESC da align funciona da seguinte forma:
1) Stick no máximo para entrar no modo de programação;
2) Conecta-se a bateria no ESC, ira-se-á ouvir um som de confirmação que entrou em modo de programação (um tal de "blururumrurum" Very Happy);
3) Abaixa-se o stick, o ESC estará no modo de configuração e daí em diante ele roda todas as opções até o fim.
A seleção da opção em cada configuração é feita através da posição do stick (e não através dos bips, como normalmente), ou seja, stick no mínimo, meio e máximo para 1a, 2a e 3a opção.
Para facilitar, adotaremos a seguinte nomeclatura:
A = 1a opcão = stick no mínimo;
B = 2a opção = stick no meio;
C = 3a opção = stick no máximo;
As configurações disponíveis são:
1) Freio (1 bip) (A = desativado, B = Suave, C = Forte);
2) Timing (2 bips) (A = Timing Baixo, B = Médio, C = Alto);
3) Corte da bateria (3 bips) (A = corte alto; B = médio; C = baixo);
4) Aeronave (4 bips) (A = Normal (Avião); B = Heli1 (Soft Start); C = Heli2 (Soft Start+Governor));
5) Vel. de Resposta do acelerador (5 bips) (A = Normal; B = Média; C = Rápida);
Como exemplo, vamos fazer uma programação típica para helicópteros. Escolhi fazer as seguintes configurações:
1) Freio: desativado (A);
2) Timing: Médio (B);
3) Corte da bateria: Alto (A);
4) Aeronave: Heli1 (B); somente com soft start, como governor mode desativado;
5) Resposta: Média (B);
- Ligue o ESC como stick no máximo (C) para entrar em programação;
- Depois da confimação, abaixe o stick totalmente (A). Comecará as sequências de bips (serão repetidos 5 vezes);
- A primeira configuração é a de freio, como queremos ele desativado, deixaremos o stick na posição (A) durante os 5 bips;
- Depois haverá o som de confirmação novamente, indicando que o ESC está passando para o próximo passo (timing);
- Para o ajuste de timing, movemos para (B), aguardamos novamente a sequencia acabar e o som de confirmação;
- O próximo é a tensão de corte; coloquemos em (A);
- Para o tipo de modelo colocamos Heli1, ou seja, stick em (B);
- Depois da confirmação, deixamos o stick em (B) pois queremos a vel. de resposta média;
- Neste ponto, haverá mais um som de confirmação e a configuração estará completa. Não haverá mais bipes, desligue a bateria do ESC.
Pronto! O ESC foi configurado, para usá-lo, basta religar a bateria com o stick no mínimo.
Uma curiosidade que talvez muitos não conheçam é que, quando se liga o ESC, o mesmo diz todas as programações configuradas.
No nosso caso, ao ligar a bateria (com o stick no mínimo) se ouvirá a seguinte seqüência de bips:
1bip, 2bips, 1bip, 2bips, 2bips;
Justamente representando as nossas configurações para Freio, Timing, Cut-off, Aircraft e Throttle Response, respectivamente.
CUIDADO COM O MOTOR! É sempre bom afastar o motor da engrenagem ou tirar o mesmo (se conseguir ouvir os bips) para poder trabalhar com segurança e evitar acidentes.
Espero que esse tutorial ajude a quem precisar, lembrando que alguém encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão, não deixe de me avisar.
Abrcs!
por Igor Souza