Apesar desse ser um tema já bastante explorado eu sou prova que mesmo aqueles que já estão praticando o hobby muitas vezes não conhecem métodos mais apurados para realizar o balanceamento das hélices dos helicópteros. Fiz um tutorial bem simplificado do processo, aceito sugestões, criticas e todo tipo de comentário que torne este tópico o mais informativo possível, que se torne uma fonte de informação sobre esse tema.
Site de referencia: http://www.robbe.com.br/dicas.htm#pas
* Recomendação do amigo cal45 (Luizão) e ajuda para colocar as fotos no fórum do amigo alexfc22...
Balanceamento das hélices
Bom, vou mostrar um método de balanceamento de hélices que eu aprendi e considero melhor que o que eu utilizava anteriormente (o método mais comum e simplista), é um pouco mais trabalhoso porem acredito que o resultado é recompensador...
A técnica é constituída de dois passos, o primeiro é fazer com que o CG de cada uma das hélices fique com a mesma distância do ponto de fixação e o segundo é deixa-las com a mesma massa.
Antes de mais nada, coloque as fitas coloridas nas pontas das hélices pois posteriormente elas servirão para fazer o ajuste de tracking (não deixe para colocá-las depois do balanceamento pois dessa forma você poderá comprometer todo trabalho de balanceamento).
Primeiramente identifica-se o CG de cada uma das hélices, apoiando-as conforme a foto a seguir:
Mede-se a distância do furo de fixação da hélice ao CG
Após medir utilize o menor valor como referencia, faça uma marcação na hélice (valor de referência) onde a distância ficou maior e esse ponto deverá ser o novo CG, para isso apóie a hélice neste ponto, ela vai se inclinar, então adicionaremos peso sempre no lado que levantou (lado mais leve) até que se consiga o equilíbrio da hélice.
OBS: Para facilitar o balanceamento use durex (por exemplo) e dê algumas voltas, pode colocar a mais, pois é melhor cortar um pedaço de fita do que ficar colando vários pedacinhos.
Após deixar as duas hélices com seus CG´s localizados à mesma distancia dos pontos de fixação, deve-se deixá-las com a mesma massa, segue a ilustração do procedimento:
Seguindo a mesma lógica o lado que subir é o que está mais leve, portanto devemos adicionar peso até que ocorra o equilíbrio, este peso (fita adesiva) deve ser colocado em cima do CG da hélice, naquele mesmo ponto que havíamos marcado anteriormente, conforme foto:
Em alguns balanceamentos de hélices da Align que eu fiz não notei diferença entre a distancia do CG ao ponto de fixação das mesmas, porem acredito que essa técnica deve fazer uma boa diferença em hélices que não possuem um processo de fabricação bem regular
*CG = Centro de gravidade, para objetos de pequena dimensão sucintamente é o ponto onde podemos dizer que se concentra a massa do objeto, onde está aplicada a força peso do mesmo...
*Ajuste de tracking = Este ajuste é feito de maneira visual, as duas hélices (asas rotatórias) devem formar um plano quando postas a girar, quando o ângulo de ataque de uma delas estiver diferente da outra uma ficará com uma força de sustentação maior, fazendo com que essa hélice (quando o plano é observado paralelamente) fique mais alta que a outra, por isso que se utilizam fitas coloridas, assim podemos dizer se a hélice que está em cima é a hélice com fita vermelha ou azul e corrigir o ajuste de tracking fazendo com que elas fiquem niveladas (regulagem esperada).
autor
Fabio_Jerena