1 - Balanceei meu pack 3S LiPo e todas as células terminaram com 4,23V.
voei hoje cedo e medi a lipo...... 3,72 / 3,72 / 3,69
porque será?
O motivo é simples. No mundo físico não existem duas coisas exatamente iguais, sejam elas fabricadas pelo homem ou não.
Se você pegar duas peças de carro idênticas e medir com uma régua e uma balança de padaria, parecerão iguais, se você medir com um paquímetro e uma balança de precisão digital, talvez sejam iguais, se medir com um micrômetro e balança analítica do tipo que é operada dentro de uma redoma de vidro, serão diferentes. Se olhar no microscópio, serão muito diferentes.
Se você pegar células de bateria feitas na mesma linha de montagem, com mesmas medidas (dentro do que é possível medir), mesmo peso (dentro do que é possível medir), mesma composição, etc., haverá sempre diferenças mínimas na composição química, forma como os polímeros se formaram, pressão entre as placas, etc.
Daí, cada célula tem uma capacidade de carga ligeiramente diferente. Num pack 3S de 2100mAh, uma das células pode ter 2100mAh, outra 2130mAh, outra 2150mAH. O valor de 2100mAh já é com a tolerância de projeto aplicada para baixo.
Dependendo da posição no pack elas também podem ter mudanças diferentes de capacidade ao longo da vida, por não conseguir dissipar o calor e esquentar mais ou menos que as outras.
Assim como a carga, a curva de tensão x carga também será diferente. Assim, duas das células quando já gastaram 1000mAh (por exemplo) podem ter 3,72V, e outra 3,69 como no seu caso. Isto é normal, e se você carregá-las elas deve voltar aproximadamente ao valor obtido após o balanceamento.
Antigamente nas corridas de carrinhos RC elétricos existiam packs de baterias "matched", isto é, conjuntos casados. Não sou desta época mas pelo que pesquisei estes packs eram feitas com células cujas capacidades e curvas de descarga eram muito parecidas (impossível serem iguais), permitindo obter uma melhor descarga com menos aquecimento.
Após repetidos ciclos de carga e descarga, principalmente se forem feitas próximas aos limites nominais, as células irão aumentando esta diferença, aí pede um novo balanceamento.
Algumas baterias nunca dão este trabalho, porque por sorte ou por um maior controle de qualidade do fabricante as células já são bem parecidas. Tenho algumas E-tec que após muito abuso ainda estão todas balanceadas, sem que eu nunca tivesse preciso rebalanceá-las. Mas isto é pura sorte, e sempre verifico o balanceamento, a cada 5 ciclos em média.
2 - Como faço para balancear as células do meu pack LiPo?
Se a bateria tiver conector para carga individual, consulte no site do fabricante ou identifique com o multímetro as posições no conector das células individuais que compõem o pack.
Se não tiver, você terá que retirar o plástico termoretrátil que protege o pack e soldar fios nos terminais das células, pode aproveitar para colocar um conector para carga individual e balanceamento, mas só faça isto se tiver experiência, ou peça ajuda a alguém mais experiente.
Com o conector de carga individual, você pode usar um balanceador (há várias opções disponíveis), que é a opção mais prática. O ideal é que o balanceador trabalhe junto com o carregador e limite a carga quando a bateria atingir a tensão padrão para carga de LiPo, de 4,23V por célula. Equipamentos que descarregam as células para igualar as que estão com menor carga funcionam também, mas não tão bem quanto o primeiro processo porque a curva de carga de cada célula é diferente, e ao balancear com o pack abaixo de 100% da capacidade quando o pack estiver totalmente carregado haverá diferença na tensão de cada célula.
Se não tiver um balanceador disponível pode usar seu próprio carregador (desde que suporte carga de 1A) para fazer o balanceamento. É um método que exige mais tempo e paciência do que o balanceador, principalmente para packs 3S, 4S, etc., mas funciona. Carregadores como Apache, Triton, GreatPlanes Polycharge, Hobbico MKII, etc. são ótimos para fazer isto porque trabalham com carga de 1 célula.
Para isto, configure o carregador para carregar uma célula (3,7V) a no máximo 0,7C de corrente de carga (isto é, a capacidade da célula multiplicada por 0,7)
Exemplos de cálculo de 0,7C:
Bateria de 250mAh, 0,7C=175mA
Bateria de 700mAh, 0,7C=490mA
Bateria de 1000mAh, 0,7C=700mA
Bateria de 1200mAh, 0,7C=840mA
Bateria de 1500mAh, 0,7C=1050mA
Bateria de 1800mAh, 0,7C=1260mA
Bateria de 2100mAh, 0,7C=1470mA
Coloque cada célula para carregar e deixe até finalizar a carga. Se o carregador tiver duas saídas (como o Hobbico MKII) ou se tiver vários carregadores ligados na mesma fonte de alimentação, NUNCA tente colocar para carregar mais que uma célula do pack ao mesmo tempo, porque os terras do circuito estarão interligados e isto colocaria uma das células em curto, estragando bateria e carregador.
Após repetir a carga individual em todas as células do pack, a bateria estará balanceada com uma diferença mínima entre as células.
As baterias LiPo perdem cerca de 1% da carga ao ano, logo se você gastar 2 horas na carga de cada célula de um pack 3S, a primeira a ser carregada estará com uma carga 0,0004% menor que a última a ser carregada, mas na prática isto não faz muita diferença.
3 - Qual um possivel causador de desbalanceamento, pode ser meu motor?
Toda bateria LiPo ou LiIon desbalanceia em certo grau ao longo da vida, qualquer diferença mínima entre elas causa isto. Isto é mais evidente se ela for constantemente carregada acima de 0,7C ou descarregada no limite (quando aquece parte da energia é transformada em calor, isto faz perder energia na célula e desbalancear)
4 - adquiri um pack Footo 1350 mah, e segundo instrucoes contida na mesma, necessita de uns 3 ciclos de carga e recarga antes de usa-la definitivamente num aero.
Ela possui terminais para balanceamento num unico conjunto de conector: preto, vermelho, azul e amarelo nessa ordem.
Medi com o multimetro a voltagem entre os terminais e deu o seguinte resultado: preto e vermelho = 3,7 Volts, preto e azul = 7,2 volts e preto e amarelo =11 volts.
Para recarga possuo uma Polycharge da GreatPlane, daqueles bem simples, que já vem com unico conector JST.
Sera que poderia carregar o pack inteiro (3s) ligando os terminais preto do carregador ao preto do pack e o vermelho do carregador com o amarelo do pack?
1) Nunca fiz ciclos em baterias LiPo, simplesmente carrego e saio usando. Claro que não vou usar no limite da capacidade da primeira vez... Uso primeiro em um modelo mais econômico e vou aumentando a carga e sentindo se ele está confortável (isto é, no máximo morna, sem esquentar muito).
2) Se está com 3,7V entre preto e vermelho, 7,2V entre preto e azul e 11V entre preto e amarelo, as células estão desbalanceadas a primeira tem 3,7V, a segunda 3,5V (7,2V-3,7V=3,5V), a terceira 3,8V (11V-7,2V=3,8V), neste caso carregue completamente entre o preto e o vermelho (primeira célula), depois entre o vermelho (negativo) e o azul (positivo) (segunda célula), depois entre o azul (negativo) e o amarelo (positivo) da terceira célula.
3) Depois de balanceada, pode usar e depois carregar entre o preto e o amarelo no PolyCharge, mas com cuidado para não errar os fios. Não acho isto muito prático, você pode colocar um conector igual ao principal da bateria no carregador, vai te evitar problemas. Nada impede do carregador ter dois conectores, desde que não deixe nada em curto.
5- Bateria de Lítio explode?
Em condições normais de uso baterias de Lítio-Polímero não são mais perigosas do que uma NiCd ou NiMh, por exemplo.
Ao abusar dela, entretanto, podem acontecer algumas coisas.
Parte dos problemas tem origem apenas elétrica (um fio com corrente muito alta passando superaquece a ponto de gerar uma chama, como um aquecedor elétrico).
Os problemas tem origem química, quando a tensão de carga é muito alta.
6 - Riscos de uso e armazenamento:
Se em um impacto ou outro tipo de acidente ela entrar em curto, irá superaquecer e pode vazar os compostos e gerar calor suficiente para uma chama alimentada pelo calor da corrente elétrica. O mesmo pode acontecer com NiCd, NiMh e até pilhas secas comuns.
Os maiores riscos em uso ou armazenamento são:
6.1) Alojar a bateria exposta fora do modelo presa com velcro (em um pouso forçado cairá ou pode acertar uma pedra)
6.2) Alojar a bateria dentro do modelo mas em local com pontas aparentes que em um impacto possam furá-la (arames de link, etc.);
6.3) Alojar a bateria dentro do modelo em local onde possam ser amassadas pelo motor (por exemplo, entre o motor e a parede de fogo, sobre o apoio do trem de pouso, etc.)
6.4) Guardar a bateria na caixa de campo junto com ferramentas, podendo ser amassadas, perfuradas, ou ter seus contatos entrando em curto. Não custa nada divisões separadas para as baterias de lítio, tipo uma para LiPo até 600mAh (mais frágeis e leves), outra para LiPo acima de 600mAh (mais pesadas) outra para NiMh, LiIon e outras mais pesadas e com casca metálica), ou colocá-las em caixas de papelão.
7 - Riscos de excesso de corrente na carga
Se durante a carga ela sofrer uma sobrecarga de corrente ela será danificada, pode superaquecer, vazar e alimentar uma pequena chama alimentada pelo calor gerado pela corrente elétrica.
Acima de 0,7C de corrente de carga muitas baterias LiPo ou LiIon são danificadas a longo prazo, acima de 2C de corrente de carga ela é danificada permanentemente, superaquece, vasa e pode criar uma pequena chama.
Testei a mais de 10C e o eletrólito e contatos se transformam em um filamento incandescente, alimentando uma chama do eletrólito enquanto houver corrente passando.
8 - Riscos de excesso de tensão na carga:
Se durante a carga ela sofrer uma sobrecarga de tensão acima de 4,6V por célula (por exemplo, se configurar o carregador para NiMh ou NiCd, ou para 3 células quando a bateria tem 2 células) o composto de lítio sofre eletrólise e forma lítio metálico, que reage violentamente e entra em combustão em temperatura ambiente, gerando uma chama de alta temperatura semelhante a chama de magnésio.
Carregadores como Apache, Triton, Great Planes Polycharge, Hobbico MKII e outros inteligentes não permitem o abuso de sobretensão pois detectam o número de células e conferem com o que foi configurado.
Os maiores riscos na carga consistem em:
1) Utilizar carregador que também carrega NiMh/NiCd configurado para tipo de bateria errado;
2) Utilizar carregador burro configurado para tensão errada (por exemplo, carregador simples de parede de 3S com bateria de 2S);
3) Utilizar carregador original do transmissor em baterias de Lítio;
4) Utilizar carregador feito em casa e mal ajustado.
Baterias zeradas (sem carga nenhuma) não são inflamáveis, mesmo iniciando uma chama com isqueiro elas não mantém a chama acesa após ser retirada a fonte de calor.
9 - O que fazer com baterias LiPo ou LiIon estragadas?
Se elas não estiverem zeradas, a primeira providência é colocá-las em água com sal durante umas 12 horas, para ter certeza de que não há nenhuma carga. Como na pergunta anterior, bateria sem carga alguma nem inflamável é, portanto é totalmente segura.
Para colaborar com a ecologia, descarte-as em um lixo para baterias recicláveis, normalmente encontrado em lojas de celulares, shoppings, etc.
Nunca coloque uma bateria carregada nestes lixos, pois pode iniciar um incêndio se a bateria entrar em curto e superaquecer.
10 - Quando acelero o motor até o fim o ESC corta
99.9% de chance que seja bateria pouco carregada ou bateria que nao aguenta o consumo de corrente exigido pelo motor... nesse caso a voltagem cai e o ESC corta o motor.
Primeira providencia pra testar se é isso mesmo: ter certeza que a bateria está carregada.
Segunda providencia: testar com outra bateria, uma com capacidade de corrente com bastante folga para o quanto voce supõe que o motor vai consumir, e, obviamente, garantir que esta outra bateria está carregada!
11 - O que é o C das baterias?
C é uma medida de corrente que vale a capacidade da bateria dividida por 1 hora.
Exemplo: bateria de 830mAh, C = 830mAh / 1h = 830mA
Se essa bateria tem descarga maxima de 10C, entao a descarga maxima é 10 * 830mA = 8300mA = 8.3A
Se essa bateria deve ser carregada a no maximo 0.7C entao deve ser carregada a 0.7 * 830mA = 581mA
Na hora de dimensionar a bateria para o motor, voce deve pesquisar quanto o motor consome na configuracao que voce pretende usa-lo e escolher uma bateria cuja descarga maxima em Amperes seja suficiente.
12 - Se o que interessa é a corrente, porque falar em Cs ?
Porque dado os mesmos materias e métodos construtivos da bateria, a capacidade de descarga, corrente de carga, etc etc etc são todos proporcionais à capacidade. Então fica natural falar em Cs, que é exatamente essa proporcionalidade.
Autor:alexcmag (evoo)