O Fórum de todos os Aeromodelistas Brasileiros
Bem Vindo ao Voa Brasil!

Se você ainda não faz parte do fórum como um membro não perca tempo registre-se !

- Bom, conheça mais o nosso fórum ! nós temos tutoriais, dicas, plantas, seção direcionada especialmente aos iniciantes, tudo sobre Aeromodelismo, se você tiver alguma duvida fique a vontade em perguntar, os moderadores ou membros experientes ponderam lhe ajudar, mais para ter um melhor desempenho é sempre bom você se cadastrar !

Equipe Voa Brasil, O fórum de Aeromodelismo mais democrático da Internet

O Fórum de todos os Aeromodelistas Brasileiros

Voa Brasil o fórum de Aeromodelismo mais democrático da Internet
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos
» vendo DX5e com AR500
por emmatoinha Qua Nov 23, 2011 7:20 am

» 3º Encontro Hobby Sul Modelismo - Cocal do Sul/SC
por diego_bf2 Seg Set 12, 2011 10:01 am

» Posso trocar a asa do scoutcessna pela do Cessna skyline?
por rib.ale Ter Ago 16, 2011 2:03 pm

» Cessna ART TECH modificado para ter FLAPS e tudo mais!
por fakerulez Seg Jul 11, 2011 6:08 pm

» Projetando partes móveis
por christianocosta Sab Jun 11, 2011 12:15 am

» Um Helicoptero eletrico classe 450. para iniciantes.
por fakerulez Qui Maio 26, 2011 4:52 pm

» agora eu voei
por rib.ale Qui Maio 26, 2011 2:31 pm

» Construindo um Scoutcessna
por rib.ale Qui Maio 26, 2011 2:24 pm

» Novo rx orange dsm2 9ch
por rib.ale Qui Maio 26, 2011 2:22 pm

» evento e são carlos
por neto Qui Maio 26, 2011 2:20 pm

» |TUTORIAL|- Cabo Simulador P2-P2, JR e Spektrum
por Elétricos do Sul Sex Maio 06, 2011 10:33 am

» Super Bandit em Depron
por rib.ale Seg Maio 02, 2011 3:51 pm

» São Miguel do Oeste
por fakerulez Dom Maio 01, 2011 8:23 am

» YAK 54 60-90" DLE20
por fakerulez Dom Maio 01, 2011 8:17 am

» que aero vc colocaria um motor 91 4 tempos?
por fakerulez Sab Abr 30, 2011 7:27 pm

» mto piada essa
por fakerulez Qui Abr 21, 2011 7:04 pm

» 2ª Construção : YAK 50-1 Balsa
por fakerulez Qua Abr 20, 2011 7:36 pm

» [AeroClube] Feijó.
por fakerulez Qua Abr 20, 2011 6:53 pm

» |TUTORIAL|-Construindo o cabo P2-P2 para rádios JR & Spektrum
por rib.ale Qua Abr 20, 2011 2:15 pm

» AR Drone confirmado em bh
por fakerulez Ter Abr 19, 2011 6:00 pm

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Parceiros
HOBBY SUL MODELISMO

Compartilhe | 
 

 [Fixo]Tutorial programação básica

Ir em baixo 
AutorMensagem
fakerulez

avatar

Mensagens : 41
Pontos : 2870
Data de inscrição : 13/04/2011
Idade : 29

MensagemAssunto: [Fixo]Tutorial programação básica   Qua Abr 13, 2011 11:21 pm

Programando um rádio para seu helicóptero

Vamos tentar e descrever as funções mais comuns de um rádio computadorizado em modo para helicópteros. Note que a programação pode mudar de rádio pra rádio.

Chave Idle 0,1, 2

Idle 0, ou modo normal, como é normalmente chamado, serve apenas para hovers e circuitos lentos, tendo assim uma RPM muito menor do que as outros modos de Idle, deixando o helicóptero muito mais "dócil" e fácil de controlar, mas limitando sua capacidade de manobra.


Idle 1 é usado para voos Sport, ou seja apenas para circuitos rápidos, Rolls, Flips, e Loopings, tendo um RPM média levemente mais elevada. Normalmente a curva de motor não muda tão radicalmente quanto a curva de passo.(csaso seu rádio não possua idle 2 você pode idle 1 pra 3D também.

Idle 2(nem todos os rádios possuem esta função) é usado para vôos 3D ou Acrobáticos. Normalmente as curvas de passo e motor são simétricas para garantir a máxima performance, isso significa que na posição mais baixa do stick do motor, o helicóptero subirá rapidamente em voo invertido e vice-versa. Quando o stick estiver estiver no meio, o passo deve ser 0º, mas o motor deverá estar em 90% de sua potência total.

Chave Throttle Hold

Esta chave (nem todos os rádios possuem esta chave) serve para manter o rádio transmitindo um mesmo sinal de aceleração do motor não importando a posição do Stick(o passo continuará se alterando e deve ser programado especialmente para este modo), normalmente o motor é desativado através dessa chave por motivos de segurança e para fazer auto-rotações.

Revolution Mixing/Curve

Esta função mixa o rotor de cauda com a aceleração (que por sua vez se mixa com o passo coletivo). Quando você aumenta o passo coletivo você precisa de mais força para manter o a RPM do rotor principal(head speed), mas uma vez que se aumenta a aceleração o torque rotacional também aumenta. Esta mixagem lhe permite você programar as correções necessárias deixando o transmissor fazer as correções sozinho.

Esta função só é utilizado se o gyro que estiver em seu helicóptero não possuir a função Trava cauda/Heading-Hold.

Throttle Curves/Curvas de motor


Throttle Curves ou em português Curvas de motor dizem ao helicóptero a quantidade de aceleração a ser usada em cada posição do stick, normalmente com 3 ou 5 pontos programáveis. Todos os rádios vem com uma curva linear pré-programada que é: 0% ;25% ;50% ;75% e 100%, essa curva pré-programada mantém uma RPM linear e constante.

Existem muitos tipos de curvas de motor, uma para cada posição da chave Idle.

Pitch Curves/Curvas de passo

As curvas de passo servem para ajustar o angulo das pás em relação a um plano imaginário, aumentando ou diminuindo a sustentação das pás. Se as pás estivem anguladas para baixo isso elas estão com passo negativo dando sustentação para baixo, sendo assim o helicóptero poderá fazer voos invertidos, com angulação para cima as pás estarão com passo positivo, sendo assim as pás fornecerão sustentação para cima fazendo o helicóptero subir quando as mesmas se encontram em rotação.

A maioria das pessoas deixam curva de passo linear (0/25/50/75/100), mas algumas pessoas gostam de deixar o meio do curso Stick menos sensível aos comandos, deixando uma curva parecida com essa (0/35/50/65/100). Com está parte do curso do stick menos sensível, é mais fácil de manter um hover "liso". Ajuste essa curva da forma que preferir, mas cuidado pra não sair muito desses padrões de curva.

ATV/End Point/Travel Adjust

Com está função do rádio você limita ou aumenta o curso do servo em caso de um dos servos estar com mais curso do que outro, ou mesmo pelo curso estar muito pequeno ou grande.

Reverse

Uma das funções mais básicas e presentes em quase qualquer rádio atual, serve para inverter o curso do servo.

Gyro Gain/Ganho do Gyro/Gyro Sensitive e outros ajustes no gyro

Antes de pré ajustar o ganho do gyro, deve se por em mente que cada gyro é diferente na sua programação, e seu ajuste e comportamento muda mais ainda com servos diferentes.

Alguns gyros vem com ajuste de Delay via potenciômetro, se seu servo for digital e rápido deixe o delay no 0, se for analógico, vai ter que ir ajustando para que o gyro se adeque a velocidade do servo, fazendo com que ele atue na hora correta.

O reverso é uma parte essencial da programação, verifique a direção em que o servo mexe para corrigir o torque do rotor, normalmente, nos manuais dos helicópteros a direção correta está indicada, feito isso verique se quando você dá o comando para a direta o nariz vira para a direita, se não estiver funcionando desta maneira reverta o canal do Rudder (leme)

O ajuste de ganho do gyro serve para ajustar a sensibilidade do seu Gyro. Se o ganho estiver muito alto a cauda balançará de um lado para o outro, isso se chama WAG, Se o ganho estiver muito baixo, ficará difícil de controlar o helicóptero e a cauda tenderá a deslizar para um lado quando houver uma acelerada mais brusca. Em circuitos, devido a velocidade, podem acontecer WAGs e quando isso acontece deve-se diminuir o ganho até parar, para começar, em rádios SPK/JR a regular 75% que o deixará em modo AVCS (trava-cauda) de ganho está bom, no rádio Futaba deixe em -50% que estará em modo AVCS também é bom para começar a ajustar o ganho, é bom lembrar que o ganho ideal muda de helicóptero pra helicóptero, e de gyro pra gyro.

Exponencial

Isso deixará o centro do curso dos sticks menos sensíveis e as pontas, facilitando manobras e hover, a maioria das pessoas usa de 15% a 30% de exponencial.

Ajustando seu helicóptero

Você precisa estar com a eletrônica completa e instalada em seu helicóptero, feito isso, deixe DESLIGADOS OS FIOS DO MOTOR, ligue o rádio e em seguida o helicóptero, logo que fizer isso verifique se os comandos estão indo para o lado que devem ir, e funcionando como devem, ou seja, quando você acelera, a bailarina deve subir de forma de regular e linear, o aileron(comando que inclina o heli de um lado para o outro) deve inclinar pra direita quando o stick for movido pra direita, no elevator, quando o stick vai pra frente a bailarina deve se inclinar para frente e vice-versa,caso não estejam certos, use o reverso de seu rádio, se o reverso ainda não resolver este problema, vá na função Swash Mix e deixe o comando que está invertido em negativo em vez de positivo.

Depois disso deixe o Stick do motor o mais próximo de 50% do curso total, em seguida veja a posição dos braços dos servos paralelos ao chão, se o encaixe não for suficiente para deixa-los retos e paralelos ao chão, use os Sub-Trins do rádio para alinhá-los

O próximo passo é verificar de o passo das pás está a 0º a 50% de motor, ou seja, sem inclinação a meio motor, use o pitch gauge para fazer isso, esta é uma parte essencial da programação, seja bem detalhista para deixar o mais exato possível, caso não esteja a 0º, mexa no links que influenciam o passo, dando voltas para cima ou para baixo conforme o necessário(não se preocupe com as medidas especificadas no manual, elas só estão aí para auxiliar).

Agora o Setup mais básico já está feito, o passo seguinte é ver o alcance de passo e dos comandos como aileron e profundor, ou seja o qual é o limite dos comandos, aqui você mexerá na Função SWASH MIX de seu rádio, nesta parte não há muito o que dizer, você deve deixar o alcance dos comandos e do passo conforme o gosto, e cada rádio tem números diferentes pra isso, tente deixar no máximo o alcance do passo em +12º -12º e o os comandos de elevator e aileron entre +/-55 e +/-65.


Autor:Pedro Pithan Forum:e-voo
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
[Fixo]Tutorial programação básica
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Música preferida de CDZ
» Banda de música de animes e games
» O Sócio (History)
» Tutorial de moldagem em borracha de silicone
» Globo compra nova Prison Break, mas só exibe 24 horas e Lost

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
O Fórum de todos os Aeromodelistas Brasileiros :: Helimodelismo :: Sou iniciante, e agora?-
Ir para: